Auditoria de Fraude

Auditoria de Fraude
Fazer negócios com uma empresa duvidosa pode gerar muitos prejuízosNos últimos anos, o combate às fraudes e a corrupção passaram a receber mais atenção das empresas ligadas ao mercado de consumo (indústria e varejistas).

Historicamente, as companhias desses setores preferiam centrar esforços em outros aspectos do negócio, como no aumento de vendas.

No entanto, os recentes escândalos financeiros, as exigências dos investidores e dos órgãos reguladores por boas práticas de governança corporativa, bem como a própria necessidade de melhorar o resultado operacional, fizeram com que o combate às fraudes e a corrupção ganhassem uma importância extremamente significativa na gestão das companhias.

Principalmente no departamento de Compras, por onde passa grande parte dos recursos. As fraudes e corrupção, em especial no departamento de Compras, trazem perdas efetivas e impactam o lucro da empresa e no envolvimento em escândalos financeiros.

Por isso, devem ser foco de ações de mitigação de riscos e também de prevenção. Já é possível perceber, hoje, uma mudança de mentalidade. As companhias estão cada vez mais atentas, trabalhando de forma proativa.

Algumas, inclusive, já têm nos procurado para atuar junto com a auditoria interna com o objetivo de identificar as situações que podem expor a empresa a fraudes e perdas financeiras. Trata-se de uma boa notícia. Principalmente se levarmos em conta que o combate às fraudes é fundamental para melhorar a gestão financeira das organizações e também elevar os padrões de governança corporativa. Atualmente, ética, comprometimento e atuação de acordo com valores morais aceitos pela sociedade são imprescindíveis.