Auditoria de Estoque

Auditoria de Estoque
Auditoria de Estoque e documentações no fluxo de logísticaO objeto da auditoria é a apreciação das demonstrações financeiras, as quais não existem por si só, mas dependem de uma multiplicidade de fatores internos e externos e de um fluxo de informações que as canalizem por meio de sistemas de controles internos.

O patrimônio de uma empresa é formado pelo conjunto dos elementos necessários à sua existência e, dentre esses elementos, destaca-se o estoque físico por constituir o principal item do ativo de muitas empresas.

As atividades envolvendo a área de estoques oferecem ao auditor excelentes oportunidades para ele desenvolver recomendações construtivas, visando ao aprimoramento dos controles, redução de custos e mensuração dos resultados.

Em virtude da grande concorrência existente em qualquer setor da economia e da necessidade que as empresas têm em controlar os seus ativos, a auditoria de estoques passou também a ser utilizada como uma ferramenta estratégica de gestão.

Logo, essa auditoria constitui um conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar se os recursos estão sendo aplicados de maneira eficiente, assim como verificar se os resultados das operações e programas estão compatíveis com o que foi planejado.

A auditoria de estoques representa um elo fundamental entre o inventário e os resultados, externando de forma analítica os possíveis atores causadores da ineficiência.