Auditoria Tributária

Auditoria Contábil
Ter problemas com a gestão tributaria é comum em empresas no Brasil, embora várias delas não saibam disso. Atualmente, a complexidade da legislação tributária brasileira, que passa por alterações quase que diariamente, leva muitos gestores a equívocos que normalmente geram inconsistências no pagamento dos tributos.
A auditoria tributária é um procedimento preventivo para que a empresa não seja pega de surpresa pela Receita Federal por irregularidades nas obrigações tributárias.

Por que realizar uma auditoria tributária?

Nossos profissionais analisam todos os procedimentos visando encontrar e corrigir desajustes e erros cometidos, nosso trabalho é o de apontar essas falhas, detectar erros e possíveis fraudes, porem para que o resultado seja efetivo, é necessário que nossa equipe de profissionais tenha liberdade para atuar de forma independente e autônoma.
A partir de um trabalho bem conduzido, será constatado como anda a gestão tributária da empresa nas obrigações municipais, estaduais e federais. Geralmente, os principais impostos analisados são IRPJ, Cofins, IPI, IOF e PIS. E, de acordo com os problemas encontrados, soluções serão propostas visando otimizar o planejamento tributário e economizar recursos.
Uma vez estabelecida a regularidade para as questões tributárias, a sua empresa se beneficiará de um planejamento adequado à sua realidade e eficiente no que diz respeito a suas às suas obrigações tributárias. Dessa forma, evitam-se problemas com a Receita Federal e se favorece o crescimento da empresa.
A auditoria tributária preventiva atua de forma a organizar e otimizar a gestão das obrigações tributárias da empresa. Isso ajuda no planejamento e na economia de recursos.

Veja a seguir algumas outras vantagens de um serviço de auditoria tributária preventiva:

1. Controle de processos legais

Com uma análise profunda real situação tributaria, o gestor terá melhor conhecimento do andamento de processos legais e entender como lidar com esses processos num encaminhamento adequado, assim evitando que causem mais problemas no futuro.

2. Recuperação de impostos

Uma grande parcela das empresas, por falta de informação, acabam pagando mais impostos do que deveriam. No entanto, esses impostos pagos indevidamente podem ser recuperados através de uma analise criteriosa que permite rastrear e identificar o montante, promovendo assim sua recuperação.

3. Riscos tributários

Com a análise da auditoria, a possibilidade de consulta e um planejamento consistente, você elimina da sua empresa a vulnerabilidade aos riscos tributários, que podem causar transtornos e impedir a continuidade do empreendimento.

4. Controle interno

A auditoria tributária, mais do que uma atividade que visa economizar recursos, deve ser vista como uma ferramenta de controle interno. É responsabilidade do gestor ter consciência e controle das obrigações da empresa, e somente por meio da auditoria responsável ele será realmente capaz de responder pelo sucesso ou fracasso do negócio.
A auditoria tributária é uma das principais formas de organizar o planejamento da sua empresa. Atualmente, muitas formas de auxiliar a gestão de empreendimentos surgem todos os dias.